O emprego industrial das bactérias

           O emprego industrial das bactérias

       A indústria de laticínios utiliza bactérias dos gêneros Lactobacillus (veja fotografia abaixo) e Streptocaccus para a produção de coalhadas, iogurtes e queijos. Bactérias do

Microscopia eletrônica de varredura de "Lactobacillus sp". Colorido artificialmente e aumentada 3 mil vezes

Microscopia eletrônica de varredura de "Lactobacillus sp". Colorido artificialmente e aumentada 3 mil vezes

gênero Acetobacter também são usadas para a transformação do álcool presente no vinho em ácido acético, o que dá origem ao vinagre. Existem ainda várias espécies usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, como picles, chucrute, molho de soja e vinho.

       A indústria farmacêutica usa bactérias para a produção de antibióticos e vitaminas. Um exemplo é o antibiótico neomicina, obtido a partir de bactérias do gênero Streptomyces.

       No início da década de 1980, os avanços no campo da biotecnologia possibilitaram o desenvolvimento da insulina humana sintética, a partir das técnicas de DNA recombinante, aplicada principalmente em bactérias Escherichia calí. Essa molécula de insulina, muito semelhante à humana, é mais bem aceita pelo organismo e provoca menos efeitos colaterais, melhorando muito a qualidade de vida dos diabéticos que dependem dessa substância.

Streptococus
Streptococus

Saiba mais

 

Energia da glicerina

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) identificou bactérias que degradam a glicerina para sua transformação em biogás. O trabalho utiliza o resíduo bruto da glicerina gerado pela produção de biodiesel que, por não poder ser vendido como matéria-prima para indústrias como a de cosméticos, acaba sendo descartado em aterros industriais.

De acordo com a coordenadora do estudo, Maria de Los Angeles Palha, […] o biogás é produzido quando um aglomerado bacteriano, presente no esterco bovino e composto por várias espécies de microrganismos, é colocado em contato com a glicerina bruta em equipamentos biodigestores. “O biogás gerado é o metano, que pode ser utilizado como combustível para a produção de energia elétrica. A partir de bactérias existentes nos dejetos do gado, o processo de bio-digestão faz com que a biomassa seja fermentada, em diferentes etapas, para a obtenção do biogás”, disse a pesquisadora […]

“OS microrganismos se alimentam dos nutrientes do esterco, que é colocado em contato com a glicerina líquida, para transformá-la em metano por meio de reações bioquímicas” […]. A reação química ocorre na ausência do oxigênio, uma vez que as bactérias empregadas são anaeróbias.

Sobre Kbral

Cursando Arquitetura e Urbanismo FAACZ - Aracruz - ES
Galeria | Esse post foi publicado em 1º ano, 2º ano, 3º ano. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s