Partículas Subvirais

Existem dois outros tipos de agentes infecciosos patogênicos, identificados inicialmente como vírus, mas que diferem destes em maior ou menor grau: são os viroides e os príons. Devido às suas estruturas bastarrte simplifica das, viroides e príons são chamados, às vezes, de partículas subvirais.

Viroides

Os viroides, constituídos apenas por pequenas moléculas circulares de RNA de fita única, estão entre os menores agentes patogênicos conhecidos.

Os viroides infectam plantas, causando diversas doenças, algumas economicamente importantes, trazendo assim grandes prejuízos às lavouras. Como exemplo, tem-se a exocorte cítrica, doença que ataca laranjas e outras frutas cítricas provocando o descascamento dos tecidos superficiais, seguido por um acentuado nanismo (crescimento deficiente), como se pode observar na ilustração ao lado.

Príons

Os príons constituem uma classe de agentes infecciosos totalmente inusitados, pois não têm sequer ácidos nucleicos. Eles constituem-se exclusivamente a partir da forma modificada de uma proteína de mamíferos.

Planta sadia (acima) e afetada pela exocorte cítrica (abaixo). Em detalhe, observe o descascamento dos tecidos superficiais.

Planta sadia (acima) e afetada pela exocorte cítrica (abaixo). Em detalhe, observe o descascamento dos tecidos superficiais.

Algumas enfermidades causadas pelos príons, geralmente fatais, são denominadas encefalopatias subagudas espongiformes transmissíveis (TSEs), pois deixam o cérebro dos indivíduos afetados com aspecto esponjoso. Entre as TSEs mais bem descritas nos animais estão o scrapie, que ocorre em ovelhas e cabras, e a doença da vaca louca, responsável pelo sacrifício de grande parte do rebanho bovino britânico no início dos anos 1990. No ser humano, uma doença bem estudada é a creutzjeldt-jahob, que atinge uma a cada milhão de pessoas.

Sobre Kbral

Cursando Arquitetura e Urbanismo FAACZ - Aracruz - ES
Galeria | Esse post foi publicado em 1º ano, 2º ano, 3º ano. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s